Libertas 4.1

Por Lercio Teotonio

Fevereiro de 2006

O que há de novo

Firefox 1.5.0.4-1

O Firefox 1.5 permite que você navegue mais rápido, com mais segurança e eficiência do que qualquer outro browser. Mude hoje mesmo — o Firefox importa seus favoritos e outras informações. E você ainda pode continuar usando outros navegadores junto com o Firefox.

Por que usar o Firefox?

Navegação em abas
Abra várias páginas em uma mesma janela
. Abrindo os links em segundo plano eles já estarão carregados quando você for ler.

Bloqueador de popups
Esqueça as incômodas janelas popup. O Firefox tem um bloqueador embutido.

Pesquisa inteligente
O campo de pesquisa fica a direita na barra de ferramentas e abre direto a página com os resultados. E o novo localizar na página acha texto a medida que você digita.

Favoritos RSS
A integração RSS nos favoritos permite que você fique sabendo das atualizações e últimas notícias dos seus sites preferidos.

Downloads sem perturbação
Os arquivos recebidos são salvos automaticamente na área de trabalho, onde são fáceis de achar. Menos interrupções significam downloads mais rápidos.

P, M, G ou GG — Você decide
O Firefox é o navegador mais personalizável que existe. Coloque novos botões nas barras de ferramentas, instale extensões que criam novas funções, adicione temas que modificam o visual do Firefox e coloque mais mecanismos no campo de pesquisa. O Firefox é tão grande ou pequeno quanto você queira.

Serve como uma luva
Simples e intuitivo, mas repleto de recursos. O Firefox tem todas as funções que você está acostumado — favoritos, histórico, tela inteira, zoom de texto para tornar as páginas mais fáceis de ler, e muito mais.

Thunderbird 1.5 em português

Por que usar o Thunderbird?

O Thunderbird foi projetado com a sua produtividade em mente. É por isso que nós o fizemos mais fácil, para que você simplesmente faça seu trabalho, sem ter de se aborrecer com spam e outras propagandas indesejadas. Ler emails deve ser algo agradável e funcional. Nós tornamos isso possível usando os principais padrões abertos. Continue lendo para descobrir por que você deve usar o Thunderbird como seu cliente de email e news.

O escudeiro do internauta – Jornal do Brasil

Proteção contra fraudes (Anti-Phishing)

O Thunderbird 1.5 protege você dos emails falsos conhecidos como scams ou phishing. Eles tentam enganar você para conseguir senhas e outras informações. O Thunderbird alertará quando detectar uma mensagem que pode ser um golpe.

A maneira mais inteligente de barrar spam

O Thunderbird oferece a ferramenta mais efetiva de detecção de spam. Nossas ferramentas analisam seu email e identificam aqueles que provavelmente são indesejados. Você pode ter seus spams excluídos automaticamente ou pode movê-los para outra pasta, caso queira ler as mensagens.

Repleto de recursos

O Thunderbird vem com suporte POP/IMAP, leitor RSS, suporte para mensagens formatadas (HTML), localizar rápido, catálogo de endereços, controles de privacidade, filtros de mensagens (regras), ferramentas de importação, pesquisa e a capacidade de gerenciar múltiplas contas de email e newsgroup.

Mensagens do seu jeito

Visualize suas mensagens do jeito que você quiser. Escolha entre três layouts para visualização de mensagens. Personalize a barra de ferramentas. Agrupe por vários critérios. Use os modos de visualização, pastas de pesquisa ou rótulos para achar mensagens rapidamente.

Sólido e seguro

O Thunderbird oferece recursos necessários a empresas, tais como S/MIME, assinaturas digitais, criptografia de mensagens, suporte a certificados e dispositivos de segurança.

Funcionalidades ilimitadas

O Thunderbird permite que você adicione novo recursos a medida que você precisar através de extensões. As extensões são ferramentas poderosas que auxiliam você a criar um cliente de email de acordo com suas necessidades.


Novidades do OpenOffice 2.0 e um comparativo com o MS Office 2003

O OpenOffice.org 2.0 é representado no Libertas simplesmente como BrOffice 2.0.

O que é o OpenOffice.org 2.0

É um projeto de código aberto com a missão de criar uma suíte office internacional, que rodará na maioria das plataformas e proverá acesso a todas as funcionalidades através de APIs de componentes de código aberto e com arquivos no formato XML.

Umas das empresas que mais cooperam com OpenOffice.org é a SUN Microsystem e claro toda a comunidade espalhada no mundo. A versão 2.0 foi lançada a poucos dias, depois do aniversário de cinco anos do projeto. Em 13 de Outubro de 2000, a Sun Microsystems doou parte do código fonte do StarOffice para a comunidade de código aberto, tornando-se colaboradora e patrocinadora principal do projeto.

A partir do lançamento da versão 2.0, o OpenOffice.org Projeto Brasil disponibilizará o BrOffice.org: o novo nome da consagrada versão brasileira do OpenOffice.org. O novo BrOffice.org está em desenvolvimento e, em breve, será lançado com todos os recursos de personalização adequados ao usuário em português do Brasil.

Vantagens
  • É livre e possui uma licença especial chamada de LGPL, podendo ser usado e instalado em vários computadores sem nenhum custo com licença;
  • O código-fonte pode ser alterado;
  • Um dos facilitadores para a migração desta suíte é que ela funciona nas principais plataformas do mercado como: GNU/Linux, Sun Solaris, Mac OS X, Windows.
A suíte OpenOffice.org e suas novidades

O OpenOffice.org é constituído por:

  • Calc: Planilhas Eletrônicas;
  • Impress: Gerenciador de Apresentações;
  • Draw: Desenvolvedor de Desenhos Vetoriais;
  • Math: Construtor de Fórmulas Matemáticas;
  • Base: Banco de Dados;
  • Editor de Html: Construção de páginas para a internet;

Novidades:

  • Novos efeitos de animação e transições de slides no Impress;
  • A exportação de arquivos em formato PDF foi melhorada e esse mesmo arquivo poderá ser visualizado no mesmo;
  • Acréscimo do banco de dados chamado OpenOffice.org Base;
  • Suporte nativo ao formato aberto OpenDocument;
  • A interface gráfica pode ser alterada;
Descrições das novidades
OpenOffice Base

Através do OpenOffice Base, você pode criar banco de dados de forma fácil, como formulários e relatórios. Isso é apenas um pequeno resumo.

OpenDocument

O OpenDocument, desenvolvido pela Organization for the Advancement of Structured Information Standards (OASIS), é uma especificação que padroniza os documentos que serão armazenados e compartilhados.

Segundo a OASIS, o OpenDocument é um formato baseado em linguagem XML que atende os parâmetros de arquivos de texto, tabelas, gráficos e apresentações, criando uma concorrência direta aos populares formatos de arquivos proprietários da Microsoft – DOC, XLS e PPT.

O formato atraiu o interesse governamental, principalmente o dos Estados Unidos, como em Massachusetts, que adotou uma política para padronizar arquivos com base no OpenDocument, abandonando o Office da Microsoft. O Microsoft Office ainda não tem compatibilidade com o OpenDocument.

A decisão do governo em Massachusetts tem sido criticada por representantes oficiais do estado e está sendo revista. Grandes empresas como IBM, SUN, Corel, Novell, Adobe e Google dão total apoio a este novo formato. Hoje, quando eu estava escrevendo este pequeno artigo, a Microsoft anunciou que vai disponibilizar um padrão aberto para o Microsoft Office 12.

Compatibilidade

Maior compatibilidade com os produtos do Office da Microsoft, Excel e Calc usam praticamente as mesmas fórmulas, documentos criados no Write podem ser visualizados no Word.

Particularidade

Interface Gráfica: o uso de barras de ferramentas flutuantes. Em versões anteriores, isso não era possível.

Comparação das suítes

Tabelas comparativas

Editor de textos:
Recursos Word Write
Conversão para PDF Não Sim
Assistentes Sim Sim
Formatação e estilos Sim Sim
Auto correção Sim Sim
Auto formação Sim Sim
Auto completar Sim Sim
Tabelas Sim Sim
Hyperlink Sim Sim

Formatos suportados pelo Word: Word, XML, HTML, RTF;

Formatos suportados pelo Write: Word, OpenOffice Writer 1.0, OpenDocument Text, RTF, StarWriter, HTML, Palm, XML;

Editor de Planillhas:
Recursos Excel Calc
Conversão para PDF Não Sim
Assistentes Sim Sim
Formatação e estilos Sim Sim
Data Pilot Sim Sim
Hyperlink Sim Sim
Fórmulas Sim Sim

Formatos suportados pelo Excel: Excel, CSV, Lotus 1-2-3, dBase, Data Interchange Format, Sylk, XML, HTML;

Formatos suportados pelo Calc: Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc 1.0, Data Interchange Format, dBase, OpenDocument SpreadSheet, StarCalc, SYLK, CSV, HTML, XML, Pocket Excel.

Editor de apresentação:
Recursos Power Point Impress
Conversão para PDF Não Sim
Assistentes Sim Sim
Formatação e estilos Sim Sim
Temas Sim Sim
Hiperlink Sim Sim
Página mestre Sim Sim
Efeitos e animação de slides Sim Sim
Ferramentas de diagramação Sim Sim

Formatos suportados pelo Microsoft PowerPoint: Microsoft PowerPoint, HTML, Imagem, Outline/RTF;

Formatos suportados pelo Impress: Microsoft PowerPoint, OpenOffice.org, Drawing 1.0, OpenDocument Presentation, StarDraw, StarImpress, OpenDocument Drawing, Macromedia Flash, Imagem;

Editor de banco de dados:
Recursos Access Base
Conversão para PDF Não Sim
Assistentes Sim Sim
Formato interno Sim Sim

Acesso a base de dados externas no Access: MS SQL Server, ODBC;

Acesso a base de dados externas no Base 2.0: ODBC, JDBC, Adabas D, dBase, LDAP, Oracle JDBC, Text, Spreadsheet, Address book;

A grande vantagem do OpenOffice.org é a facilidade que o usuário tem para gerar documentos em formato PDF. A Microsoft promete adicionar esse recurso ao Microsoft Office 12. Vamos aguardar para ver.

Outros programas do OpenOffice 2.0

OpenOffice.org 2.0 DRAW

É um programa de desenho 3D que produz desde diagramas simples até animações 3D com efeitos especiais e não tem equivalente direto no Microsoft Office.
O OpenOffice.org 2.0 DRAW converte documentos para PDF, OpenDocument Drawing, OpenOffice.org 1.0 Drawing, StarDraw, HTML, Macromedia Flash, Imagem.

OpenOffice.org 2.0 MATH

É um componente dedicado às equações matemáticas. É utilizado frequentemente como editor de equações para documentos de texto.

Conclusão

O OpenOffice.org, hoje, é um produto maduro. Acredito que em 90% dos casos, não há a necessidade de continuar usando outro produto.

A migração está fácil, pois o OpenOffice.org funciona em diversas plataformas.

O download poder ser feito a partir de:

http://br-pt.openoffice.org

Detalhe: Jamais subestime o concorrente. O Microsoft Office é um excelente produto, mas é muito caro. O OpenOffice.org está maduro, mas tem que melhorar bastante. Existem vários problemas que todos vão enfrentar num processo de migração ou uso. Então, não se justifica estar usando o produto da Microsoft em setores públicos ou privados. Uma parte do dinheiro gasto com estes produtos poderia ser investido em treinamento para o pessoal de TI, outra parte ser doada para o movimento Opensource. Isto é apenas a minha opinião. Não sou radical e nem quero entrar em discussão. Nós como profissionais temos que aprender novas tecnologias.

 


Novíssimo kernel 2.6.12-1.1382

Há um documento neste site que descreve com detalhes as novidades da série 2.6, clique aqui para ler este documento.

Suporte a novos dispositivos multimídia no Libertas