21 set

Sai a nova versão da Libertas

A nova versão da distribuição Libertas Debian GNU/Linux está finalmente pronta, após uma série de testes no ambiente da Secretaria Municipal de Educação. Uma vez que a Libertas tornou-se uma personalização da versão estável da Debian (daí o seu “sobrenome”), adotamos a mesma numeração de versão dessa distribuição. Por isso, a versão atual é a 8.

Além das versões atualizadas de todos os pacotes da versão anterior, essa nova edição da Libertas contém algumas alterações significativas, tanto de software quanto de funcionalidades.

Em primeiro lugar, mudamos o ambiente desktop para o Plasma, do projeto KDE. Como nos baseamos na versão estável da Debian, a versão atual do Plasma é a 4.14. Quebramos a regra de sincronização com a Debian em dois pacotes: o LibreOffice e o Firefox. Em relação ao primeiro, optamos por utilizar uma versão mais recente (5.1) por considerarmos a questão de compatibilidade com outros formatos de documentos. Já o Firefox foi incluído no lugar do Iceweasel, antecipando a decisão da própria Debian de inclui-lo na próxima versão estável.

Além desses, acrescentamos também uma série de outros pacotes, ausentes na versão anterior. Entre os destaque, temos:

  • aplicações para simulação de eletrônica e do Arduino;
  • Minetest, jogo que usa a mesma dinâmica do Minecraft, mas com mais recursos e a possibilidade de acrescentar funcionalidades via plugins;
  • ambiente de programação Scratch, voltado para crianças;
  • software de modelagem molecular PyMol;
  • GeoGebra, um software educacional de Matemática.

Entre as funcionalidades, o maior destaque vai para a possibilidade de atualizações do sistema serem realizadas pelo próprio usuário. Isso simplifica o processo de pequenas atualizações ou até mesmo de inclusão de novos pacotes, disponibilizados no repositório personalizado da Libertas.

Abaixo temos a tela inicial padrão do sistema (clique na imagem para ampliá-la:

Imagem da tela inicial da Libertas

8 thoughts on “Sai a nova versão da Libertas

    • A Libertas é uma personalização da Debian para uso na PBH. Estamos em fase final de produção de um tutorial para fazer essa personalização em computadores domésticos. Esse tutorial será publicado aqui no site assim que estiver pronto, ok?

  1. Minha filha é professora da PBH. Ela me pediu para instalar uma versão do Linux no notebook dela. Gostaria de instalar o que ela usa na escola.
    Como posso conseguir essa versão para instalar?

  2. Onde consigo essa versão? Pois estou lecionando em um curso de informática básica em um telecentro com essa versão e gostaria de instalá-la um meu meu notebook.

  3. Em primeiro lugar, peço desculpas pela demora na resposta. Estávamos com um problema na configuração do WordPress, por conta de um plugin, e os comentários estavam todos marcados como spam. Somente hoje consegui ver que existiam comentários legítimos no meio dos mais de 800 spams verdadeiros.

    Em relação ao download, a Libertas é basicamente a distribuição Debian, com a personalização de alguns pacotes e configurações para adequá-la às particularidades do ambiente da Prefeitura de Belo Horizonte.

    Portanto, quem quiser ter uma experiência muito similar à Libertas, basta instalar a Debian, utilizando o Plasma (KDE) como ambiente desktop padrão. Uma vez que a Debian acabou de ser atualizada para a nova versão, estamos discutindo como vai ocorrer essa atualização nas escolas e uma forma de documentar essa instalação para usuários fora da Prefeitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *