Essa é uma revisão anterior do documento!


Impressoras

Protocolos

Para compartilhamento de impressoras são utilizados os protocolos:

  • ipp (entre máquinas Linux)
  • smb (para impressão inter-plataforma, Linux→Windows)
  • http (para impressão inter-plataforma, Windows→Linux)
  • Appsocket/JetDirect (para impressora de rede)

Servidor de impressão

É a máquina em que a impressora está ligada fisicamente, geralmente por USB. A instalação das impressora pode ser feita de duas formas:

  • CUPS (acessado pelo navegador);
  • Configurações da impressora (acessado pelo menu de aplicativos);

CUPS

O acesso a interface do CUPS, pode ser feito de duas formas, local ou remoto.

Instalação Local

Para acessar a interface do CUPS, abra um navegador e digite nome:porta

localhost:631

Não é necessário utilizar o IP o quando fazemos acesso local, o modelo acima pode ser replicado sem alterações para todas as máquinas utilizando o termo localhost, mantendo a estrutura inalterada, localhost:631.

Impressora USB Na tela inicial do CUPS, clique em “Adicionar impressora” (será necessário fazer autenticação).

A próxima tela é dividida em 3 campos

  • Impressoras locais (ligadas fisicamente a máquina);
  • Impressoras de rede descobertas (impressoras que se anunciam na rede);
  • Outras impressoras de rede (protocolos disponíveis);

1º) Os dispositivos USB aparecem no primeiro, seleciona a impressora desejada e clique em “Continuar”.

2º) Agora informe o Nome, Descrição (fabricante e modelo), e localização. Após o preenchimento, marque a opção “Compartilhar esta impressora e clique em “Continuar”.

3º) Será solicitado o fabricante do dispositivo (em alguns casos, ele será selecionado automaticamente, caso isto não aconteça), selecione o fabricante na lista e clique em “Continuar”.

4º) Escolha o modelo da sua impressora e clique em “Adicionar impressora”.

5º) Na pŕoxima tela, será solicitado a configuração das opções padrões da impressora, como tamanho do papel, bandeja, etc. A opção que vamos modificar está na guia “Políticas”, Vamos mudar a política de erro para abortar trabalho (abort-job) e clicar em “Definir opções padrão”.

Pronto, a impressora está instalada e pronta para ser compartilhada.

:!: Pontos de atenção :!:

No 2º passo, onde é definido o nome do dispositivo, deve-se ter atenção ao nome colocado, já que ele será utilizado para fazer a instalação nas máquinas clientes.

Os passos 3 e 4, onde se define o fabricante e modelo, podem ser pulados quando usamos o arquivo .PPD da impressora, neste caso seremos redirecionados para o 5º passo. Outro ponto a ser levado em consideração é que nem todos os modelos aparecerão na lista de modelos, para mais informações veja Problemas e Detalhes

Instalação Remota

A instalação remota via CUPS tem apenas um ponto diferente do instalação local. No lugar de localhost, usaremos o IP da máquina em que a impressora está ligada fisicamente, ex.:

10.90.254.1:631

Os passos 1 ao 5 não sofrem alteração, sendo executados da mesma forma.

Configurações da impressora

Outra forma de fazer a instalação das impressoras é através do programa Configurações da impressora, acessado pelo menu → Configurações → Configurações da impressora.

Instalação Local

1º) Clique em Add (Será necessário se autenticar); 2º) A impressora aparecerá no topo da lista, selecione a impressora e clique em “Forward”; 3º) Escolha o fabricante, clique em “Forward”; 4º) Escolha o modelo, clique em “Forward”; 5º) Defina o nome, descrição e localização e clique em “Apply”;

Após isso, clique com o botão direito do mouse sobra a impressora, e verifique se ela está compartilhada, se sim, selecione “Propriedades”. Ao lado esquerdo da tela vá em “Políticas” e altere o item Políticas de erro (Error Policy) para “Abortar trabalho” (abort-job) e clique em “OK”.

Após isto sua impressora estará instalada e configurada, caso ela tenha algum problema de impressão, vá em Problemas e Detalhes.

Instalação Remota

(Em desenvolvimento)