Essa é uma revisão anterior do documento!


Objetivos

Este wiki tem por objetivo reunir toda a documentação relacionada ao desenvolvimento da distribuição GNU/Linux usada nos computadores dos telecentros Comunitários da Prefeitura de Belo Horizonte e também, naqueles que forem para doação. Ele possuirá áreas comuns acessíveis a todas as pessoas e áreas restritas a determinados grupos de trabalho. Aqui será documentado o processo de configuração e uso da distribuição Linux Mint.

Servidor telecentros

Criação do servidor telecentro

A criação de um servidor é feita a partir de uma máquina equipada com telecentro. Para que essa máquina funcione como servidor é necessário acrescentar uma placa de rede, ficando assim com duas placas: uma onboard e outra no barramento. A placa de rede onboard funcionará como rede local nomeada para eth0(instruções mais adiante) a outra funcionará como rede wan e estará conectada à rede RMI e também será renomeada para eth1.

Preparação da máquina telecentro

Desabilitando IPv6

A máquina servidora, assim como as máquinas de telecentro, não possuem acesso ou endereços IPv6. para que isso seja possível altera-se a linha

GRUB_CMDLINE_DEFAULT=”ipv6.disable=1” no arquivo /etc/default/grub.
Nomeação das placas de rede

Para conformidade com o firewall as placas de rede devem ser renomeadas para eth0 e eth1, pois o linux alterou a sistemática de nomeação das placas de rede nas versões atuais usando o barramento e slot onde a placa esta conectada. Para driblar essa regras acrescenta-se, no arquivo /etc/default/grub na opção GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT os valores: “net.ifnames=0 biosdevname=0”. assim essa linha ficaria no final como:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="ipv6.disable=1 net.ifnames=0 biosdevname=0"

Instalação do daemon dhcp

A disponibilização do serviço dhcp visa oferecer endereços da rede 192.168.80.0 às maquinas conectadas à rede local, ou seja eth0. A instalação do daemon dhcp é feita pela instalação do utilitário isc-dhcp-server. Para isso digita-se na linha do bash:

# apt install isc-dhcp-server

Para checar se ele foi instalado digite:

# systemctl status isc-dhcp-server

No início erros serão reportados pois os arquivos de configuração não estão definidos. Apesar de não estar funcionando ele está instalado.

Com a instalação do servidor dhcp deve-se, primeiramente, alterar no arquivo /etc/default/isc-dhcp-server as opções INTERFACESv4=”eth0” e INTERFACESv6=”eth0” Após isso ter sido feito, substituir o conteúdo do arquivo /etc/dhcp/dhcpd.conf por:

# option definitions common to all supported networks...
# option domain-name "crc.pbh";
option domain-name-servers 8.8.8.8, 1.1.1.1;
#option domain-name-servers 192.168.80.1;

# Em segundos
default-lease-time 86400;
max-lease-time 604800;

ddns-update-style none;

authoritative;

subnet 192.168.80.0 netmask 255.255.255.0 {
  range 192.168.80.2 192.168.80.50;
  option subnet-mask 255.255.255.0;
  option routers 192.168.80.1;  
  option broadcast-address 192.168.80.255;
}

Para verificar se a configuração está correta digite: # dhcpd -t

Se houver erros eles serão reportados no terminal.

Estando tudo ok basta reiniciar o daemon dhcpd: # systemctl restart isc-dhcp-server.service ele subirá sem erros.