Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão Ambos lados da revisão seguinte
playground:playground [2018/07/12 08:09]
matheusjc Alteração do nível dos títulos
playground:playground [2018/08/28 15:54]
matheusjc Atualiza Libertas
Linha 58: Linha 58:
 Obs.: O módulo pam_mkhomedir.so é responsável por criar os subdiretórios (Músicas, Imagens, Downloads, etc, usando as informações do /etc/skel) dentro do diretório padrão do usuário. Obs.: O módulo pam_mkhomedir.so é responsável por criar os subdiretórios (Músicas, Imagens, Downloads, etc, usando as informações do /etc/skel) dentro do diretório padrão do usuário.
  
 +
 +
 +====== Atualiza Libertas ======
 +===== Nomenclatura dos pacotes =====
 +==== Atualiza-libertas-edu-d ====
 +
 +A nomenclatura do pacote segue uma estrutura fixa composta pelos seguintes componentes:​
 +
 +**1º Campo: atualiza-libertas**
 +
 +Este campo é fixo, e referente ao processo de manutenção das máquinas (atualização ou manutenção do sistema).
 +
 +**2º Campo: edu**
 +
 +Local onde este pacote será utilizado: SMED ou Telecentro. Diferente do primeiro, esse campo será modificado de acordo com o local em que será utilizado. Exemplo: Para as máquinas das escolas utilizaremos o edu.
 +
 +**3º Campo: d**
 +
 +Este campo é usado para diferenciar desktop de servidores.
 +
 +==== Atualiza-libertas-edu-d-2 ====
 +
 +Os três primeiros campos não sofrem alteração no pacote filho - //​atualiza-libertas-edu-d-2.//​ Ele recebe apenas mais um campo:
 +
 + **4º Campo: Versão do pacote base**
 +
 +Este Campo é utilizado somente no pacote de dependência ou (filho), e faz referência a versão do pacote base. Exemplo: se o pacote base estiver na versão 6 (atualiza-libertas-edu-d),​ o pacote de dependência terá o quarto campo com o número 6 (atualiza-libertas-edu-d-6).
 +
 +===== Estrutura de atualização =====
 +
 +O processo de atualização é feito em duas etapas:
 +
 +**1ª - **O arquivo base //​atualiza-libertas-edu-d//​ é adicionado no repositório junto com as suas dependências,​ visto que o pacote base, por si só, não instala nada más, exige que outros pacotes sejam instalados por terem sido declarados como dependências.
 +A máquina cliente recebe a notificação que ha uma nova versão do atualiza-libertas-edu-d e solicita que o pacote seja atualizado.
 +
 +
 +**2ª -** As ferramentas de atualização,​ Apper, apt, aptitude, durante a resolução das dependências do pacote atualiza-libertas-edu-d,​ percebe que é necessário fazer a instalação de outros pacotes que estão descritos no campo //Depends// do arquivo control do pacote base.
 +Para que não haja diferença nos pacotes instalados nas máquina, o pacote atualiza-libertas-edu-d-xx,​ tem como dependência o pacote anterior (o pacote 6 depende do 5, que depende do 4...). Desta forma, para que a máquina tenha todos os pacotes, basta instalar o último, e os anteriores serão instalados.