Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
playground:playground [2018/08/28 15:54]
matheusjc Atualiza Libertas
playground:playground [2018/08/28 16:29]
matheusjc
Linha 57: Linha 57:
     session required pam_mkhomedir.so skel=/​etc/​skel     session required pam_mkhomedir.so skel=/​etc/​skel
 Obs.: O módulo pam_mkhomedir.so é responsável por criar os subdiretórios (Músicas, Imagens, Downloads, etc, usando as informações do /etc/skel) dentro do diretório padrão do usuário. Obs.: O módulo pam_mkhomedir.so é responsável por criar os subdiretórios (Músicas, Imagens, Downloads, etc, usando as informações do /etc/skel) dentro do diretório padrão do usuário.
- 
- 
- 
-====== Atualiza Libertas ====== 
-===== Nomenclatura dos pacotes ===== 
-==== Atualiza-libertas-edu-d ==== 
- 
-A nomenclatura do pacote segue uma estrutura fixa composta pelos seguintes componentes:​ 
- 
-**1º Campo: atualiza-libertas** 
- 
-Este campo é fixo, e referente ao processo de manutenção das máquinas (atualização ou manutenção do sistema). 
- 
-**2º Campo: edu** 
- 
-Local onde este pacote será utilizado: SMED ou Telecentro. Diferente do primeiro, esse campo será modificado de acordo com o local em que será utilizado. Exemplo: Para as máquinas das escolas utilizaremos o edu. 
- 
-**3º Campo: d** 
- 
-Este campo é usado para diferenciar desktop de servidores. 
- 
-==== Atualiza-libertas-edu-d-2 ==== 
- 
-Os três primeiros campos não sofrem alteração no pacote filho - //​atualiza-libertas-edu-d-2.//​ Ele recebe apenas mais um campo: 
- 
- **4º Campo: Versão do pacote base** 
- 
-Este Campo é utilizado somente no pacote de dependência ou (filho), e faz referência a versão do pacote base. Exemplo: se o pacote base estiver na versão 6 (atualiza-libertas-edu-d),​ o pacote de dependência terá o quarto campo com o número 6 (atualiza-libertas-edu-d-6). 
- 
-===== Estrutura de atualização ===== 
- 
-O processo de atualização é feito em duas etapas: 
- 
-**1ª - **O arquivo base //​atualiza-libertas-edu-d//​ é adicionado no repositório junto com as suas dependências,​ visto que o pacote base, por si só, não instala nada más, exige que outros pacotes sejam instalados por terem sido declarados como dependências. 
-A máquina cliente recebe a notificação que ha uma nova versão do atualiza-libertas-edu-d e solicita que o pacote seja atualizado. 
- 
- 
-**2ª -** As ferramentas de atualização,​ Apper, apt, aptitude, durante a resolução das dependências do pacote atualiza-libertas-edu-d,​ percebe que é necessário fazer a instalação de outros pacotes que estão descritos no campo //Depends// do arquivo control do pacote base. 
-Para que não haja diferença nos pacotes instalados nas máquina, o pacote atualiza-libertas-edu-d-xx,​ tem como dependência o pacote anterior (o pacote 6 depende do 5, que depende do 4...). Desta forma, para que a máquina tenha todos os pacotes, basta instalar o último, e os anteriores serão instalados.