Estruturação dos repositórios das escolas

No atual modelo de desenvolvimento da Libertas, são gerados dois repositórios. Um contendo todos os pacotes a serem instalados na distribuição e outro contendo pacotes de instalação opcional. No caso da SMED, os repositórios são, respectivamente libertas-smed e libertas-extras. Esses repositórios ficam, primariamente, na máquina s17-smed, mas devem ser replicados para os servidores das escolas à fim de reduzir o tráfego da rede.

Os procedimentos para cópia e atualização desse repositório para as escolas é bem simples. É necessário copiar o diretório /var/www/libertas-smed que está na máquina s17-smed para o servidor de recursos da escola (a máquina 248), mantendo a mesma estrutura de diretórios (ou seja, /var/www/libertas-smed também na 248). Não interessa a forma como essa cópia será feita e a Atende pode escolher a que melhor atenda ao seu modelo de manutenção. O importante é que, ao final da cópia, o dono e o grupo do diretório /var/www/libertas-smed (e de todos os seus subdiretórios) seja www-data.

Esses repositório nas escolas devem ser mantidos atualizados com o repositório principal, na s17-smed, preferencialmente com sincronização diária. O procedimento de sincronização também pode ser definido pela Atende, de acordo com seu modelo de manutenção.

Uma vez feito o espelhamento, o arquivo /etc/apt/sources.list da escola deve ter o seguinte conteúdo.

deb http://<endereço_do_servidor_da_escola>/libertas-smed squeeze main
deb http://<endereço_do_servidor_da_escola>/libertas-extras libertas main