Procedimentos de testes com o Citrix

Antes de realizar os testes abaixo, deve-se verificar se a impressora a ser utilizada pelo Citrix está como padrão na máquina. Mesmo que só exista uma impressora configurada, ainda assim ela deve estar definida como a impressora padrão do computador. Além disso é importante destacar que a senha usada nos testes só pode ser aberta em uma máquina de cada vez. Por isso, é impossível realizar testes simultâneos.

  1. Para acessar o sistema, entre no endereço: http://metaframe18.sms.pbh/
  2. Após entrar na página deve-se autenticar, usando teste001 tanto no usuário quanto na senha.
  3. Na nova tela, clicar no link “Gestao Saude Treinamento”. Aparecerá uma mensagem de erro “reached here error”. Clique no botão Ok. Normalmente essa mensagem aparecerá mais três vezes.
  4. Após isso, a interface do Sistema Gestão Saúde em Rede irá aparecer na tela. Tanto no usuário quanto na senha digite enf.
  5. Selecione agora a aba “Outros” e, nela, o botão “Administração Geral”.
  6. Essa é a área onde será verificada a existência da impressora no sistema.
    1. Na janela que se abre, clique em “APLICA”.
    2. Será aberta mais uma janela. Nela clique no menu “Arquivo” e selecione o item “Cadastro de Impressora”.
    3. Selecione a opção “Agenda Genérica”.
    4. No lado direito da tela existem dois campos: “Impressoras Atribuídas” e “Impressoras Não Atribuídas”. Caso exista alguma impressora no campo “Impressoras Atribuídas”, é necessário exclui-la(s). Para isso, clique na impressora a ser excluída e, depois, no botão “D”, de cor vermelha. É necessário fazer isso com cada uma das impressoras. No campo “Impressoras Não Atribuídas” aparecem todas as impressoras reconhecidas para aquela máquina. Nesse campo deverá estar listada a impressora que será efetivamente utilizada. Se a impressora não estiver lá, verifique novamente se ela foi definida como o padrão do sistema. Caso esteja como padrão, é possível que ela não esteja cadastrada no metaframe. Nesse caso, é necessário entrar em contato com a GPLI, informando o nome/modelo da impressora e o driver exato que ela está utilizando, conforme está cadastrado no CUPS. Caso a impressora a ser utilizada esteja listada nesse campo, saia dessa janela e da que havia sido aberta anteriormente, clicando no botão “x” que se encontra no canto superior direito de cada uma delas.
  7. Agora você está de volta à janela principal do sistema. É necessário testar o efetivo funcionamento da impressora. Para isso, clique na aba “Pacientes” e, depois no botão “Agenda Genérica”.
  8. Aparecerá uma janela com o calendário do mês. Clique no botão “CG”, que se encontra na parte inferior da janela, próximo do lado direito.
  9. Nessa janela é necessário informar alguns dados.
    1. No campo “Recursos”, selecione a opção “Atendimento - São Tomás”.
    2. Em “Profissionais”, selecione “Coletor KBT”.
    3. Existem dois campos de data, no canto inferior esquerdo da tela (“A Partir de” e “Até”). Preencha-os respectivamente com “01/12/2013” e “31/12/2013”.
    4. Clique no botão “Pesquisar”.
    5. Serão exibidos vários nomes. Clique no nome “Daniel Moralles Souza” e, depois, no ícone da impressora, que está próximo ao botão com a letra “D” vermelha.
  10. Isso irá abrir uma janela com a pré-visualização da impressão. Clique agora no botão com o ícone da impressora, que se encontra na barra de ferramentas no alto dessa tela e verifique se, ao lado do nome “Printer:” aparece a identificação da impressora a ser utilizada.
    1. Se a identificação estiver correta (ou seja, o nome ao lado de “Printer:” corresponde à impressora a ser utilizada), clique em “OK” para verificar a saída para a impressora. Caso não saia nada na impressão, provavelmente existe algum problema ou na impressora ou na comunicação com ela. Nesse caso devem ser feitos testes para verificar isso.
    2. Caso a identificação esteja incorreta, feche as janelas até voltar à tela inicial do sistema e efetue novamente os passos 5 e 6, excluindo todas as impressoras cadastradas no campo “Impressoras Atribuídas”. Efetue novamente os passos 7 em diante e verifique novamente a identificação. Caso o problema persista (ou seja, a identificação continua incorreta) entre em contato com a GPLI para tentar solucionar o problema.
  11. Finalizados os testes, feche todas as janelas que foram abertas, clicando no “x” no canto superior direito da tela, até voltar para a tela principal do sistema. Feche também essa janela, clicando no “x”.
  12. Na tela inicial, que apareceu na execução do passo 3, clique no botão “Logout” para sair efetivamente do metaframe. Pode sair do navegador após isso.