Alterações no home dos usuários (opcionais)

Montagem automática de dispositivos

Por padrão, a Libertas exibe uma janela de opções quando se insere alguma mídia removível. Caso o usuário não selecione nada em um determinado tempo, essa tela fecha e o dispositivo não é montado.

Existe uma forma de se efetuar a montagem automática desses dispositivos, sem intervenção do usuário. Para isso é necessário editar o arquivo kded_device_automounterrc, que fica dentro do diretório .config, no home dos usuarios. Nesse arquivo ficam registrados todos os dispositivos que já foram montados na máquina. Além disso, é lá que ficam as configurações gerais de montagem, normalmente ao final desse arquivo, em uma seção chamada [General].

  • Para ativar a montagem automática de dispositivos móveis, é necessário que essa seção esteja com, pelo menos, esses parâmetros:
[General]
AutomountEnabled=true
AutomountOnPlugin=true

Os outros parâmetros podem permanecer como estão.

Alteração da localização do cache do Firefox

Para alterar a localização do cache do Firefox, entre nas configurações do navegador através da URL about:config e crie/altere a chave browser.cache.disk.parent_directory, colocando como valor o diretório onde ficará o cache (por exemplo /tmp).

Também é possível adicionar a seguinte linha de configuração ao arquivo prefs.js, que fica no diretório de configurações do Firefox, na home do usuário (/tmp é somente um exemplo e pode ser substituído por qualquer outro diretório):

user_pref("browser.cache.disk.parent_directory", "/tmp");