Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
Última revisão Ambos lados da revisão seguinte
desenvolvimento9:libertas9_instalacao [2019/10/02 15:15]
analaura
desenvolvimento9:libertas9_instalacao [2021/07/12 10:03]
analaura atualização do link de download do netinst
Linha 3: Linha 3:
 Por ser baseada na //Debian//, a Libertas utiliza a mída de instalação padrão dessa distribuição. Para simplificar o processo, trabalhamos com a versão //netinst// que vem com um conjunto básico de pacotes e faz o download de outros que sejam necessários a partir da rede. Por ser baseada na //Debian//, a Libertas utiliza a mída de instalação padrão dessa distribuição. Para simplificar o processo, trabalhamos com a versão //netinst// que vem com um conjunto básico de pacotes e faz o download de outros que sejam necessários a partir da rede.
  
-A mídia de instalação //netinst// da //Debian// pode ser obtida a partir ​ [[https://​www.debian.org/​ditrib/netinst.pt|deste endereço]]. Na sessão **CDs pequenos ou pendrives USB**, selecione a arquitetura correspondente à sua máquina. A libertas trabalha com as versões //amd64// caso seja uma arquitetura baseada em 64bits ou //i386//, caso seja baseada em 32bits.+A mídia de instalação //netinst// da //Debian// pode ser obtida a partir ​ [[https://​www.debian.org/​releases/​stretch/​debian-installer/|deste endereço]]. Na sessão **imagem de CD netinst**, selecione a arquitetura correspondente à sua máquina. A libertas trabalha com as versões //amd64// caso seja uma arquitetura baseada em 64bits ou //i386//, caso seja baseada em 32bits.
  
  
Linha 63: Linha 63:
   * alterar o arquivo ///​etc/​pam.d/​common-session//​ com o comando:   * alterar o arquivo ///​etc/​pam.d/​common-session//​ com o comando:
  
-  vim /​etc/​pam.d/​common-session/+  vim /​etc/​pam.d/​common-session
  
   * inserir logo abaixo da linha que contém //​pam_ldap.so//,​ a seguinte linha:   * inserir logo abaixo da linha que contém //​pam_ldap.so//,​ a seguinte linha:
Linha 77: Linha 77:
 Essa linha controla as permissões padrão na criação de diretórios e arquivos no plasma. A definição de umask é feita no arquivo ///​etc/​login.defs//​. Essa linha controla as permissões padrão na criação de diretórios e arquivos no plasma. A definição de umask é feita no arquivo ///​etc/​login.defs//​.
  
-  * editar ​o arquivo ///​etc/​login.defs// ​e modificar ​umask para:+  * alterar ​o arquivo ///​etc/​login.defs// ​com comando:
  
-   UMASK 0007 +  vim /​etc/​login.defs
  
-Ele atribui a permissão 770 (rw- rw- ---) a arquivos criados pelo utilizador+  * alterar o UMASK de 022 para 007: 
 + 
 +   UMASK 007 
 + 
 +Ele atribui a permissão 770 (rw- rw- ---) a arquivos criados pelo utilizador.
  
 === Alteração do PolicyKit === === Alteração do PolicyKit ===
  
-Para que seja possível aos usuários comuns atualizarem o sistema, deve ser acrescentado um arquivo cujo nome é ''​10-libertas-system-upgrade.pkla'',​ em '///​etc/​polkit-1/​localauthority/​50-local.d'//​.  ​com o seguinte conteúdo: ​+Para que seja possível aos usuários comuns atualizarem o sistema, deve ser acrescentado um arquivo cujo nome é ''​10-libertas-system-upgrade.pkla'',​ em '///​etc/​polkit-1/​localauthority/​50-local.d'//​.  ​Com o seguinte comando: 
 + 
 +  vim /​etc/​polkit-1/​localauthority/​50-local.d/​10-libertas-system-upgrade.pkla 
 + 
 +o seguinte conteúdo:
  
   [System updates]   [System updates]