Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Próxima revisão
Revisão anterior
desenvolvimento9:libertas9_instalacao [2019/09/24 15:05]
127.0.0.1 edição externa
desenvolvimento9:libertas9_instalacao [2021/07/12 10:29] (atual)
analaura [Instalação manual da Libertas 9]
Linha 1: Linha 1:
-====== Procedimentos ​Libertas 9 ======+===== Libertas 9 =====
  
-Esse são os procedimentos ​de instalação ​da Libertas 9 nas máquinas da Secretaria Municipal ​de Educação ​de Belo Horizonte.+Por ser baseada na //Debian//, a Libertas utiliza a mída de instalação ​padrão dessa distribuição. Para simplificar o processo, trabalhamos com a versão //netinst// que vem com um conjunto básico ​de pacotes e faz o download ​de outros que sejam necessários a partir da rede.
  
-====== Procedimento de repasse ​de imagem ​======+A mídia ​de instalação //netinst// da //Debian// pode ser obtida a partir ​ [[https://​www.debian.org/​releases/​stretch/​debian-installer/​|deste endereço]]. Na sessão **imagem ​de CD netinst**, selecione a arquitetura correspondente à sua máquina. A libertas trabalha com as versões //amd64// caso seja uma arquitetura baseada em 64bits ou //i386//, caso seja baseada em 32bits.
  
-  * [[libertas9_imagem|Orientações para o repasse da imagem do Libertas 9 nas escolas]] 
  
-====== Procedimentos de instalação externo ====== 
  
-==== Download do instalador ​====+==== Instalação manual da Libertas 9 ====
  
-Por ser baseada na //Debian//, a Libertas utiliza a mídia de instalação padrão dessa distribuição. Para simplificar ​processo, trabalhamos com a versão ​//​netinst// ​que vem com um conjunto básico ​de pacotes e baixa os outros necessários ​partir da Internet.+Faça download do //​netinst// ​como descrito anteriormente antes de gerar mídia
  
-As mídias ​de instalação //​netinst// ​da //Debian// podem ser obtidas a partir [[https://​www.debian.org/​distrib/​netinst|deste endereço]]. Na seção **Small CDs or USB sticks**, selecione a arquitetura de 64-bit, clicando em //amd64// para a versão padrão ou selecione a arquitetura de 32-bit, clicando em //i386// para a versão "​leve"​.+=== Instalação ​de mídia (iso) da Libertas (com clonezilla) ===
  
-Feito issogere o CD/pendrive de instalação. Exemplo para pendrive:+Para gerar um pen drive com a isoexecute os seguintes procedimentos;​
  
-  * Primeiro verifique qual o caminho do pen drive, por exemplo o ///​var/​log/​syslog//,​ nele aparecem mensagens quando o pendrive é conectado, ou com o comando //fdisk -l//. +  * Identifique a mídia: 
-  * Depois formate o pen drive com o comando:+ 
 +  ​fdisk -l 
 + 
 +  * Formate ​com:
  
   mkfs.vfat /dev/sdb1   mkfs.vfat /dev/sdb1
-  ​ 
-Lembrando que o //b// do //sdb// pode ser trocado dependendo do resultado do passo anterior. 
-  * Depois copie a iso para o pen drive com:  
  
-  dd if=debian-9.6.0-i386-netinst.iso of=/dev/sdb bs=1M status=progress +Caso mostre a mensagem:
-   +
-==== Instalação ====+
  
-Faça a instalação normal da distribuição,​ atentando para os seguintes detalhes:+  mkfs.vfat/dev/sdb1 contains a mounted file system.
  
-  * pode ser escolhido qualquer repositório de instalação no Brasil, mas recomenda-se **não** utilizar os que terminam em //​br.debian.org//,​ pois esses são redirecionadores que podem apontar para qualquer repositório disponível, ​que pode gerar lentidão nos downloads;+  * Faça seguinte comando:
  
-**Siga o procedimento de instalação do netinst descrito [[libertas9_netinst|aqui]]. (Em construção)**+  umount /dev/sdb*
  
-  *  na tela de seleção de software, marque as opções //ambiente de área de trabalho no Debian//, //KDE//, //servidor de impressão//​ e //servidor SSH//; caso a máquina seja um notebook, selecione também //​laptop//​. +  * E repita ​procedimento:​
-  * para contest (confirmar o  nome) responder "​sim"​.+
  
-Ao final da instalação,​ você terá um sistema ​//Debian// funcional e com o //KDE Plasma Desktop// instalado. Feito isso, devem ser feitas as personalizações da distribuição.+  mkfs.vfat ​/dev/sdb1
  
-==== Alteração do repositório ====+  * Continue e faça o procedimento para gravar a iso na mídia;
  
-A Libertas possui um repositório próprio que deve ser utilizado por padrão, pois contém os pacotes próprios necessários ao seu funcionamentoA alteração deve ser realizada no arquivo ''​/etc/apt/​sources.list''​. Devem ser adicionadas as seguintes linhas:+  dd if=clonezilla-live-libertasE9-4.iso of=/dev/sdb bs=1M status=progress
  
-  ## Repositorio principal ​da Libertas dentro da RMI +Após o passo de fazer o download ​da imagem e passar para a mídia, você terá a opção de passar ela de uma mídia ​para outra diretamente:
-  deb http://​repos/​libertas/​ stable main contrib non-free +
-   +
-  ## Repositorio principal da Libertas ​para Internet +
-  deb http://​repo.libertas.pbh.gov.br/​libertas/​ stable main contrib non-free+
  
-Buscar e adicionar chave de criptografia:+  * Finalize a formatação dos passos anteriores;​ 
 +  * No último comando, faça a cópia ​de uma mídia para outra com:
  
-**Buscar:​** +  dd if=/dev/sdb of=/dev/sdc bs=1M status=progress
-  wget http://repo.libertas.pbh.gov.br/libertas/libertas.key+
  
-**Adicionar:​** +*sdb e sdc são exemplos, verifique quais são os seus.
-  apt-key add libertas.key+
  
 +Faça a[[desenvolvimento9:​libertas9_install_netinst| instalação do netinst (em desenvolvimento)]] e prossiga com as personalizações abaixo.
 +==== Configurações do repositório ====
  
-==== Suporte a multi-arquitetura ====+A Libertas possui um repositório próprio que deve ser utilizado por padrão, pois contém os pacotes próprios necessários ao seu funcionamento. A alteração deve ser realizada no arquivo ''/​etc/​apt/​sources.list''​.
  
-Na versão 64-bit da //Debian// é possível utilizar também pacotes de 32-bit. Para isso, é necessário acrescentar o suporte a multiarquitetura. Isso é feito com o comando:+  apt edit-sources
  
-  ​dpkg --add-architecture i386+  ​* Apague todos os repositórios e adicione as seguintes linhas: 
 +   
 +  ## Repositorio principal da Libertas 
 +  deb http://​repo.libertas.pbh.gov.br/​libertas/​ stable main contrib non-free
  
-==== Instalação/​remoção dos pacotes ====+  * Buscar e adicionar chave de criptografia:​
  
-Após atualizar a informação de repositório e acrescentar o suporte a multiarquitetura,​ deve-se:+  wget -N repo.libertas.pbh.gov.br/​libertas/​libertas.key ; apt-key add libertas.key
  
-  * atualizar o banco de pacotes com o comando: 
  
-  ​apt update+  ​* Atualizar o banco de pacotes:
  
-  ​* atualizar os pacotes instalados com o comando:+  ​apt update ; apt dist-upgrade
  
-  apt dist-upgrade+Caso tenha instalado a versão 64 bits da Debian na sua máquina, é possível utilizar também pacotes de 32 bits. Para isso será necessário acrescentar o suporte à multi-arquitetura.
  
-  ​* instalar os pacotes listados na relação de relação de pacotes [[desenvolvimento9:​libertas9_pacotes_base-plasma-amd64#​pacotes_instalados_por_padrao_64|padrão]] ou para a versão[[desenvolvimento9:​libertas9_pacotes_base-plasma-amd64#​pacotes_instalados_por_padrao_32| "​leve"​]] a serem instalados com o comando:+  ​dpkg --add-architecture i386
  
-  apt install pacotes_a_serem_instalados+Ao final da instalação,​ você terá um sistema Debian funcional incluindo o KDE Plasma Desktop. 
 + 
 +==== Instalação/​remoção dos pacotes ====
  
-  * algumas configurações manuais do processo de instalação se encontram na página do processo [[desenvolvimento9:​libertas9_pacotes_base-plasma-amd64#​configuracoes_manuais| anterior]].+Após atualizar o repositório e acrescentar o suporte à multi-arquitetura,​ siga os passos abaixo para personalização da distribuição.
  
   * excluir os pacotes listados na [[desenvolvimento9:​libertas9_pacotes_base-plasma-amd64#​pacotes_a_serem_excluidos|relação de pacotes a serem excluídos]]. Essa remoção deve ser feita com o comando:   * excluir os pacotes listados na [[desenvolvimento9:​libertas9_pacotes_base-plasma-amd64#​pacotes_a_serem_excluidos|relação de pacotes a serem excluídos]]. Essa remoção deve ser feita com o comando:
Linha 87: Linha 83:
   apt purge pacotes_a_serem_excluídos   apt purge pacotes_a_serem_excluídos
  
-=== Configurações do pam ===+  * instalar os pacotes listados na relação de pacotes [[desenvolvimento9:​libertas9_pacotes_base-plasma-amd64#​pacotes_instalados_por_padrao_64|padrão]] ou para a versão[[desenvolvimento9:​libertas9_pacotes_base-plasma-amd64#​pacotes_instalados_por_padrao_32| "​leve"​]] a serem instalados com o comando:
  
-  ​* Inserir no arquivo ///​etc/​pam.d/​common-session//:​+  ​apt install pacotes_a_serem_instalados
  
-  ​vim /etc/pam.d/​common-session/​+  ​* algumas configurações manuais são pedidas durante o processo de instalação,​ elas se encontram na página de[[interno:​libertas9_conf_manual| configurações manuais]].
  
-  * Inserir logo abaixo da linha que contém ​//pam_ldap.so//, as seguintes linhas:+  * para as máquinas com placa de vídeo **nvidia** instalar o driver ​//bumblebee// com o comando:
  
-  ​session required pam_mkhomedir.so skel=/​etc/​skel umask=0077+  ​apt install bumblebee
  
-  * Essa linha cria automaticamente o home do usuário, se este não existir, com permissão 700 (rwx --- ---)+==== Configurações manuais ====
  
-  * Inserir após linha +Após realizar ​instação manual dos pacotes, ainda é necessário realizar a configuração de alguns arquivos do sistema. Abaixo a descrição dos procedimentos.
  
-  session optional pam_systemd.so+=== Configurações do pam ===
  
-     * o seguinte texto:+  ​alterar ​arquivo ///​etc/​pam.d/​common-session//​ com o comando:
  
-  ​session optional pam_umask.so+  ​vim /etc/pam.d/​common-session
  
-   Essa linha controla as permissões padrão na criação de diretórios e arquivos no plasma. A definição de umask é feita no arquivo ​/etc/login.defs+  ​inserir logo abaixo da linha que contém ​//pam_ldap.so//, a seguinte linha:
  
- * Editar o arquivo ​/etc/login.defs e modificar o umask para:+  session required pam_mkhomedir.so skel=/etc/skel umask=0077
  
-   UMASK 0007  +Essa linha cria automaticamente o home do usuário, se este não existir, com permissão ​700 (rwx --- ---)
-    +
- * Atribui a permissão ​770 (rwrw- ---) ao arquivo criado+
  
-  * para máquinas com placa de vídeo nvidia instalar o driver ​//bumblebee// com o comando:+  * inserir logo abaixo da linha que contém ​//session optional pam_systemd.so//, a seguinte linha:
  
-  ​apt install bumblebee +  ​session optional pam_umask.so
-==== Alteração do PolicyKit ====+
  
-Para que seja possível aos usuários comuns atualizarem o sistema, deve ser acrescentado um arquivo com as sobreposição ​de permissõesarquivo, cujo nome é ''​10-libertas-system-upgrade.pkla'',​ deve ser colocado em ''​/etc/polkit-1/localauthority/50-local.d''​. O conteúdo do arquivo é o seguinte (e ele também pode ser baixado a partir do link abaixo):+Essa linha controla ​as permissões padrão na criação ​de diretórios e arquivos no plasmaA definição de umask é feita no arquivo ​///etc/login.defs//.
  
-<file bash 10-libertas-system-upgrade.pkla>+  * alterar o arquivo ///​etc/​login.defs// com o comando:
  
-[System updates] +  vim /etc/login.defs
-Identity=unix-user:​* +
-Action=org.freedesktop.packagekit.system-update +
-ResultAny=yes +
-ResultInactive=yes +
-ResultActive=yes+
  
-[System upgrades] +  ​alterar o UMASK de 022 para 007:
-Identity=unix-user:​* +
-Action=org.freedesktop.packagekit.package-install-untrusted +
-ResultAny=yes +
-ResultInactive=yes +
-ResultActive=yes+
  
-[Packages removal] +   UMASK 007
-Identity=unix-user:​* +
-Action=org.freedesktop.packagekit.package-remove +
-ResultAny=yes +
-ResultInactive=yes +
-ResultActive=yes+
  
-[Packages refresh] +Ele atribui a permissão 770 (rwrw- ---) a arquivos criados pelo utilizador.
-Identity=unix-user:* +
-Action=org.freedesktop.packagekit.system-sources-refresh ​                                                                                                                                                  +
-ResultAny=yes ​                                                                                                                                                                                             +
-ResultInactive=yes ​                                                                                                                                                                                        +
-ResultActive=yes ​                                         +
-</​file>​+
  
-===== Alterações no home dos usuários (opcionais) =====+=== Alteração do PolicyKit ​===
  
-==== Montagem automática de dispositivos ====+Para que seja possível aos usuários comuns atualizarem o sistema, deve ser acrescentado um arquivo cujo nome é ''​10-libertas-system-upgrade.pkla'',​ em '///​etc/​polkit-1/​localauthority/​50-local.d'//​. ​ Com o seguinte comando:
  
-Por padrão, a Libertas exibe uma janela de opções quando se insere alguma mídia removívelCaso o usuário não selecione nada em um determinado tempo, essa tela fecha e o dispositivo não é montado.+  vim /​etc/​polkit-1/​localauthority/​50-local.d/​10-libertas-system-upgrade.pkla
  
-Existe uma forma de se efetuar a montagem automática desses dispositivos,​ sem intervenção do usuário. Para isso é necessário editar ​arquivo //​kded_device_automounterrc//,​ que fica dentro do diretorio //​.config//,​ no //home// dos usuarios. Nesse arquivo ficam registrados todos os dispositivos que já foram montados na máquina. Além disso, é lá que ficam as configurações gerais de montagem, normalmente ao final desse arquivo, em uma seção chamada //​[General]//​. +o seguinte ​conteúdo:
- +
-Para ativar a montagem automática de dispositivos móveis, é necessário que essa seção esteja com, pelo menos, esses parâmetros:​ +
- +
-<​code>​ +
-[General] +
-AutomountEnabled=true +
-AutomountOnPlugin=true +
-</​code>​ +
- +
-Os outros parâmetros podem permanecer como estão. +
- +
-==== Alteração da localização do cache do Firefox ==== +
- +
-Para alterar a localização do cache do Firefox, entre nas configurações do navegador através da URL ''​about:​config''​ e crie/altere a chave ''​browser.cache.disk.parent_directory'',​ colocando como valor o diretório onde ficará o cache (por exemplo ''/​tmp''​). +
- +
-Também é possível adicionar a seguinte ​linha de configuração ao arquivo //​prefs.js//,​ que fica no diretório de configurações do //​Firefox//,​ na //home// do usuário (///tmp// é somente um exemplo e pode ser substituído por qualquer outro diretório): +
- +
-  user_pref("​browser.cache.disk.parent_directory",​ "/​tmp"​);​+
  
 +  [System updates]
 +  Identity=unix-user:​*
 +  Action=org.freedesktop.packagekit.system-update
 +  ResultAny=yes
 +  ResultInactive=yes
 +  ResultActive=yes
 +  ​
 +  [System upgrades]
 +  Identity=unix-user:​*
 +  Action=org.freedesktop.packagekit.package-install-untrusted
 +  ResultAny=yes
 +  ResultInactive=yes
 +  ResultActive=yes
 +  ​
 +  [Packages removal]
 +  Identity=unix-user:​*
 +  Action=org.freedesktop.packagekit.package-remove
 +  ResultAny=yes
 +  ResultInactive=yes
 +  ResultActive=yes
 +  ​
 +  [Packages refresh]
 +  Identity=unix-user:​*
 +  Action=org.freedesktop.packagekit.system-sources-refresh
 +  ResultAny=yes
 +  ResultInactive=yes
 +  ResultActive=yes