Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
desenvolvimento9:libertas9_instalacao [2019/10/02 15:15]
analaura
desenvolvimento9:libertas9_instalacao [2021/07/12 10:29] (atual)
analaura [Instalação manual da Libertas 9]
Linha 3: Linha 3:
 Por ser baseada na //Debian//, a Libertas utiliza a mída de instalação padrão dessa distribuição. Para simplificar o processo, trabalhamos com a versão //netinst// que vem com um conjunto básico de pacotes e faz o download de outros que sejam necessários a partir da rede. Por ser baseada na //Debian//, a Libertas utiliza a mída de instalação padrão dessa distribuição. Para simplificar o processo, trabalhamos com a versão //netinst// que vem com um conjunto básico de pacotes e faz o download de outros que sejam necessários a partir da rede.
  
-A mídia de instalação //netinst// da //Debian// pode ser obtida a partir ​ [[https://​www.debian.org/​ditrib/netinst.pt|deste endereço]]. Na sessão **CDs pequenos ou pendrives USB**, selecione a arquitetura correspondente à sua máquina. A libertas trabalha com as versões //amd64// caso seja uma arquitetura baseada em 64bits ou //i386//, caso seja baseada em 32bits.+A mídia de instalação //netinst// da //Debian// pode ser obtida a partir ​ [[https://​www.debian.org/​releases/​stretch/​debian-installer/|deste endereço]]. Na sessão **imagem de CD netinst**, selecione a arquitetura correspondente à sua máquina. A libertas trabalha com as versões //amd64// caso seja uma arquitetura baseada em 64bits ou //i386//, caso seja baseada em 32bits.
  
  
Linha 9: Linha 9:
 ==== Instalação manual da Libertas 9 ==== ==== Instalação manual da Libertas 9 ====
  
-Faça o download do //netinst// como descrito anteriormente, gere a mídia ​conforme descrito[[desenvolvimento9:​libertas9_gerar-midia| aqui (em desenvolvimento)]]. Faça a[[desenvolvimento9:​libertas9_install_netinst| instalação do netinst (em desenvolvimento)]] e prossiga com as personalizações abaixo.+Faça o download do //netinst// como descrito anteriormente ​antes de gerar a mídia
  
 +=== Instalação de mídia (iso) da Libertas (com clonezilla) ===
 +
 +Para gerar um pen drive com a iso, execute os seguintes procedimentos;​
 +
 +  * Identifique a mídia:
 +
 +  fdisk -l
 +
 +  * Formate com:
 +
 +  mkfs.vfat /dev/sdb1
 +
 +Caso mostre a mensagem:
 +
 +  mkfs.vfat: /dev/sdb1 contains a mounted file system.
 +
 +  * Faça o seguinte comando:
 +
 +  umount /dev/sdb*
 +
 +  * E repita o procedimento:​
 +
 +  mkfs.vfat /dev/sdb1
 +
 +  * Continue e faça o procedimento para gravar a iso na mídia;
 +
 +  dd if=clonezilla-live-libertasE9-4.iso of=/dev/sdb bs=1M status=progress
 +
 +Após o passo de fazer o download da imagem e passar para a mídia, você terá a opção de passar ela de uma mídia para outra diretamente:​
 +
 +  * Finalize a formatação dos passos anteriores;
 +  * No último comando, faça a cópia de uma mídia para outra com:
 +
 +  dd if=/dev/sdb of=/dev/sdc bs=1M status=progress
 +
 +*sdb e sdc são exemplos, verifique quais são os seus.
 +
 +Faça a[[desenvolvimento9:​libertas9_install_netinst| instalação do netinst (em desenvolvimento)]] e prossiga com as personalizações abaixo.
 ==== Configurações do repositório ==== ==== Configurações do repositório ====
  
Linha 63: Linha 101:
   * alterar o arquivo ///​etc/​pam.d/​common-session//​ com o comando:   * alterar o arquivo ///​etc/​pam.d/​common-session//​ com o comando:
  
-  vim /​etc/​pam.d/​common-session/+  vim /​etc/​pam.d/​common-session
  
   * inserir logo abaixo da linha que contém //​pam_ldap.so//,​ a seguinte linha:   * inserir logo abaixo da linha que contém //​pam_ldap.so//,​ a seguinte linha:
Linha 77: Linha 115:
 Essa linha controla as permissões padrão na criação de diretórios e arquivos no plasma. A definição de umask é feita no arquivo ///​etc/​login.defs//​. Essa linha controla as permissões padrão na criação de diretórios e arquivos no plasma. A definição de umask é feita no arquivo ///​etc/​login.defs//​.
  
-  * editar ​o arquivo ///​etc/​login.defs// ​e modificar ​umask para:+  * alterar ​o arquivo ///​etc/​login.defs// ​com comando:
  
-   UMASK 0007 +  vim /​etc/​login.defs
  
-Ele atribui a permissão 770 (rw- rw- ---) a arquivos criados pelo utilizador+  * alterar o UMASK de 022 para 007: 
 + 
 +   UMASK 007 
 + 
 +Ele atribui a permissão 770 (rw- rw- ---) a arquivos criados pelo utilizador.
  
 === Alteração do PolicyKit === === Alteração do PolicyKit ===
  
-Para que seja possível aos usuários comuns atualizarem o sistema, deve ser acrescentado um arquivo cujo nome é ''​10-libertas-system-upgrade.pkla'',​ em '///​etc/​polkit-1/​localauthority/​50-local.d'//​.  ​com o seguinte conteúdo: ​+Para que seja possível aos usuários comuns atualizarem o sistema, deve ser acrescentado um arquivo cujo nome é ''​10-libertas-system-upgrade.pkla'',​ em '///​etc/​polkit-1/​localauthority/​50-local.d'//​.  ​Com o seguinte comando: 
 + 
 +  vim /​etc/​polkit-1/​localauthority/​50-local.d/​10-libertas-system-upgrade.pkla 
 + 
 +o seguinte conteúdo:
  
   [System updates]   [System updates]