Procedimentos de instalação

Esse são os procedimentos de instalação da Libertas 9 nas máquinas em geral.

Download do instalador

Por ser baseada na Debian, a Libertas utiliza a mídia de instalação padrão dessa distribuição. Para simplificar o processo, trabalhamos com a versão netinst que vem com um conjunto básico de pacotes e baixa os outros necessários a partir da Internet.

As mídias de instalação netinst da Debian podem ser obtidas a partir deste endereço. Na seção Small CDs or USB sticks, selecione a arquitetura correspondente à sua máquina: caso seja de 32-bit, clique em i386, se for 64-bit, amd64.

Feito isso, gere o CD/pendrive de instalação.

Instalação

Faça a instalação normal da distribuição, tomando o cuidado de, na hora da seleção de pacotes a serem instalados, escolher a opção KDE. Ao final da instalação, você terá um sistema Debian funcional e com o KDE Plasma Desktop instalado. Feito isso, devem ser feitas as personalizações da distribuição.

Suporte a multi-arquitetura

Caso tenha instalado a versão 64-bit da Debian na sua máquina, é possível utilizar também pacotes de 32-bit. Para isso, é necessário acrescentar o suporte a multiarquitetura. Isso é feito com o comando:

dpkg --add-architecture i386

Caso sua instalação tenha sido de 32-bit, não é necessário nenhum tipo de procedimento, uma vez que, nesse caso, não é possível rodar aplicações 64-bit.

Instalação/remoção dos pacotes

Após atualizar a informação de repositório e acrescentar o suporte a multiarquitetura, deve-se:

  • atualizar o banco de pacotes com o comando:
aptitude update
  • atualizar os pacotes instalados com o comando:
aptitude dist-upgrade
  • excluir os pacotes listados na relação de pacotes a serem excluídos (32-bit e 64-bit) e instalar os pacotes listados na relação de pacotes instalados por padrão (32-bit e 64-bit).

Alteração do PolicyKit

Para que seja possível aos usuários comuns atualizarem o sistema, deve ser acrescentado um arquivo com as sobreposição de permissões. O arquivo, cujo nome é 10-libertas-system-upgrade.pkla, deve ser colocado em /etc/polkit-1/localauthority/50-local.d. O conteúdo do arquivo é o seguinte (e ele também pode ser baixado a partir do link abaixo):

10-libertas-system-upgrade.pkla
[System updates]
Identity=unix-group:forum
Action=org.freedesktop.packagekit.system-update
ResultAny=yes
ResultInactive=yes
ResultActive=yes
 
[System upgrades]
Identity=unix-group:forum
Action=org.freedesktop.packagekit.package-install-untrusted
ResultAny=yes
ResultInactive=yes
ResultActive=yes
 
[Packages removal]
Identity=unix-group:forum
Action=org.freedesktop.packagekit.package-remove
ResultAny=yes
ResultInactive=yes
ResultActive=yes

Problema com o Chromium

Algumas máquinas apresentam um problema de permissão que impede a abertura do navegador Chromium. Para resolver esse problema, deve-se executar o seguinte comando (como root):

chmod 1777 /dev/shm/