Essa é uma revisão anterior do documento!


Objetivos

Este wiki tem por objetivo reunir toda a documentação relacionada ao desenvolvimento da distribuição GNU/Linux usada nos computadores dos telecentros Comunitários da Prefeitura de Belo Horizonte e também, naqueles que forem para doação. Ele possuirá áreas comuns acessíveis a todas as pessoas e áreas restritas a determinados grupos de trabalho. Aqui será documentado o processo de configuração e uso da distribuição Linux Mint.

Servidor telecentros

Criação do servidor telecentro

A criação de um servidor é feita a partir de uma máquina equipada com telecentro. Para que essa máquina funcione como servidor é necessário acrescentar uma placa de rede, ficando assim com duas placas: uma onboard e outra no barramento. A placa de rede onboard funcionará como rede local nomeada para eth0(instruções mais adiante) a outra funcionará como rede wan e estará conectada à rede RMI e também será renomeada para eth1.

Preparação da máquina telecentro

Desabilitando IPv6

A máquina servidora, assim como as máquinas de telecentro, não possuem acesso ou endereços IPv6. para que isso seja possível altera-se a linha

GRUB_CMDLINE_DEFAULT=”ipv6.disable=1” no arquivo /etc/default/grub.

Nomeação das placas de rede

Para conformidade com o firewall as placas de rede devem ser renomeadas para eth0 e eth1, pois o linux alterou a sistemática de nomeação das placas de rede nas versões atuais usando o barramento e slot onde a placa esta conectada. Para driblar essa regras acrescenta-se, no arquivo /etc/default/grub na opção GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT os valores: “net.ifnames=0 biosdevname=0”. assim essa linha ficaria no final como:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=“ipv6.disable=1 net.ifnames=0 biosdevname=0”